You are currently viewing Conheça os faróis anticolisão para empilhadeiras

Conheça os faróis anticolisão para empilhadeiras

Todos os anos, trabalhadores perdem suas vidas em acidentes envolvendo operações com empilhadeiras. Pra ser ter uma ideia, quase 40% dos acidentes de trabalho registrados no Brasil ocorrem com operadores de veículos e máquinas – e é nesse triste indicador que também são contabilizados os acidentes com empilhadeiras.

Vamos destacar neste artigo uma forma muito eficaz de prevenção a atropelamentos – que representam aproximadamente 20% dos acidentes, e também das colisões: os faróis anticolisão.

RED ZONE

O RED ZONE – um dispositivo de alarme e de segurança desenvolvido para armazéns e áreas de grande circulação de pessoas e veículos, emite forte marcação luminosa na cor vermelha, com o objetivo de advertir e exibir a todos colaboradores a área de distância segura a se manter das empilhadeiras.

O Red Zone, com esta faixa intensa de luz vermelha, sinaliza de forma mais clara o possível circuito das empilhadeiras e previne, desta forma, colisões e acidentes. A tecnologia LED possui alta eficiência e baixo consumo de energia, além de ser resistente a vibrações e possuir elevado tempo de vida útil.

BLUE SPOT

Esse sistema funciona como um alerta para pedestres e veículos por meio de uma fonte luminosa de led projetada no chão, à frente da direção do percurso do equipamento. Projetado para aplicações em armazéns ou fabricas, o BLUE SPOT (veja o vídeo abaixo) possui cinco luzes de LED de longa duração é perfeito para evitar atropelamentos e colisões – principalmente em cruzamentos de baixa visibilidade e em corredores transversais (veja o vídeo abaixo)

IMPORTANTE: é muito importante lembrar que hoje as empilhadeiras elétricas são muito silenciosas e não dá mais pra contar com o instinto da audição – principalmente porque, em muitos casos, os trabalhadores estão indo e vindo com protetores auriculares – daí a importância de se usar sinais luminosos para garantir maior segurança das operações. Outro fator relevante é a questão da inclusão. Esses sinais luminosos também são de grande importância para a segurança de pessoas com limitações auditivas.

FAÇA SEU ORÇAMENTO AGORA: Clique abaixo para e faça agora o orçamento do seu farol anticolisão. Nossa equipe irá orientar você e lhe ajudar a deixar suas operações mais seguras.

https://www.jmempilhadeiras.srv.br/site/jm-empilhadeiras-orcamento/

 

OUTRAS DICAS DE SEGURANÇA

E já que o assunto é segurança, uma preocupação que deve sempre vir em primeiro lugar, separamos pra você mais dicas

  1. Só faça o deslocamento da empilhadeira quando e se tiver uma visão bem clara do trajeto que irá percorrer. Portanto, se a carga estiver elevada e impedindo a visibilidade, opte por fazer o transporte em marcha à ré.
  2. Falando nisso, no caso de declives (descida), se estiver carregado também é indicado fazer esse trajeto de marcha à ré.
  3. Evite fazer manobras em rampas
  4. Em curvas, reduza a velocidade do equipamento (alguns equipamentos, como os da LINDE, possuem controles que fazem isso automaticamente)
  5. Procure desviar de buracos, manchas de óleo, graxas ou materiais soltos – que podem provocar um acidente.
  6. Os pedestres têm sempre prioridade – respeite as faixas, fique atento às curvas e utilize a buzina nos locais de passagem de pedestre e outros veículos.
  7. Muitas vidas já foram perdidas em casos de operadores que tentaram pular da máquina durante um tombamento. Por isso, não tente fazer isso e utilize SEMPRE o cinto de segurança
  8. Evite manobras bruscas com a empilhadeira, incluindo as freadas.
  9. Fique muito atento à capacidade de carga da empilhadeira (clique para saber mais sobre capacidade residual) 
  10. Por último e não menos importante, atente-se à Manutenção Preventiva das empilhadeiras. Muitos acidentes acontecem, infelizmente, quando as empresas deixam de fazer ou protelam as revisões periódicas. Nessas revisões são vistos itens essenciais, como os freios, garfos, luzes, etc.

 

Quer saber mais sobre os Planos de Manutenção Preventiva? Entre em contato – nosso time vai ajudar você a montar um plano exclusivo para suas empilhadeiras.

 

https://www.jmempilhadeiras.srv.br/site/jm-empilhadeiras-orcamento/