You are currently viewing Conheça as classes de empilhadeiras

Conheça as classes de empilhadeiras

Já trouxemos pra você artigos sobre as diferenças entre as empilhadeiras elétricas e combustão, dicas de como escolher o equipamento ideal, orientações sobre segurança e uma centena de outras orientações importantes para lhe ajudar tanto na formação da sua equipe como na decisão no momento de comprar ou alugar a empilhadeira.

E hoje vamos apresentar a você as Classes das empilhadeiras – uma categorização usada em todo o mundo e que é importante porque agrupa os equipamentos com base em suas principais características – e conhecer essa divisão vai facilitar a sua vida no momento em que for buscar por uma empilhadeira para sua empresa

 

 CLASSE 1: CONTRABALANÇADAS ELÉTRICAS

Primeiramente uma definição: empilhadeiras contrabalançadas são aquelas que possuem um contrapeso na parte de trás do equipamento – são chamadas assim porque com esse contrapeso conseguem projetar a carga à frente do seu ponto de apoio.

Nesta Classe de empilhadeiras estão, portanto, agrupadas aquelas que são contrabalançadas, movidas à bateria e com o operador a bordo.

Elas são empregadas para tanto para operações internas como externas, são ágeis e podem ser utilizadas em:

  • Carga e descarga de caminhões e containers
  • Armazenagem
  • Indústria alimentícia
  • Recebimento e expedição

IMPORTANTE: por serem elétricas e não emitirem gases poluentes, essas empilhadeiras são as únicas que podem atuar em locais com restrição, como ambientes fechados sem ventilação e operações relacionadas a alimentos e derivados. CLIQUE AQUI para saber mais sobre as empilhadeiras elétricas.

PIONEIRA: Outra curiosidade sobre essa classe de empilhadeiras é que a Kion foi a primeira a fabricar equipamentos desta categoria aqui no Brasil. Com uma fábrica na cidade de Indaiatuba – interior de São Paulo, a Kion fabrica as empilhadeiras STILL e hoje é líder nacional em vendas de empilhadeiras Classe 1 (clique para conhecer mais sobre os equipamentos da STILL).

CLIQUE PARA CONHECER EXEMPLOS DE EQUIPAMENTOS DESTA CLASSE: STILL RX50 – Linde E20 – Linde E30

 

CLASSE II – EMPILHADEIRAS RETRÁTEIS E TRILATERAIS

Para entender melhor essa Classe precisamos saber o que são empilhadeiras retráteis: são aquelas, como o próprio nome sugere, em que você pode retrair os mastros – não tendo, portanto, necessidade de usar contrapesos (como as contrabalançadas).  As trilaterais são empilhadeiras que têm garfos giratórios que giram 90 graus em qualquer lado e se deslocam na transversal, de lado a lado do corredor.

Dessa forma, as empilhadeiras dessa Classe ocupam menos espaço, tem um maior grau de giro e são indicadas para operações realizadas em corredores estreitos e que precisam de armazenagem em grandes alturas – lembrando que caso escolha por equipamentos desta categoria, você precisa dispor de pisos em bom estado e planos – informação importantíssima principalmente quando se for alugar ou construir galpões de armazenagem. CLIQUE PARA CONHECER A STILL FMX – EQUIPAMENTO DESTA CLASSE 

 

 CLASSE III – TRANSPALETEIRAS ELÉTRICAS E EMPILHADEIRAS PATOLADAS

Nesta Classe de equipamentos temos as transpaleteiras elétricas – que são utilizadas para movimentação horizontal de pallets, e as patoladas – que são como as transpaleteiras, mas que devido a duas patolas com rodas de carga embaixo dos garfos, podem elevar cargas a médias elevações – em torno de 3 metros, no máximo.

São, portanto, indicadas para operações internas e também precisam de pisos regulares e planos.

CLIQUE PARA CONHECER EXEMPLOS DE EQUIPAMENTOS DESTA CLASSE: STILL ECH12 – Linde T20 SP – STILL EGV

 

CLASSE V – CONTRABALANÇADAS À COMBUSTÃO GLP E DIESEL

Com maior capacidade de carga e indicadas tanto para ambientes externos como internos (desde que haja ventilação), as contrabalançadas à combustão são mais robustas e se adaptam mais a pisos irregulares. Confira as principais diferenças entre as empilhadeiras que fazem parte desta Classe de equipamentos – a GLP e a diesel:

EMPILHADEIRAS À COMBUSTÃO A GÁS (GLP)

  • Ideal para indústrias metalúrgicas e transporte de produtos perecíveis já embalados, já que existem restrições para os equipamentos a diesel.
  • Emitem menos poluentes que as empilhadeiras a diesel
  • Indicadas para lugares cobertos ou fechados, mas que disponham de ventilação.

  EMPILHADEIRAS À COMBUSTÃO  A DIESEL

  • Indicadas para operações brutas, em ambientes externos ou com bastante ventilação – já que a emissão de gases é bem maior.
  • São as empilhadeiras mais robustas com maior capacidade de carga, comparadas às GLP’s e às elétricas.
  • Possuem mais autonomia
  • As empilhadeiras a diesel têm melhor desempenho em pisos irregulares
  • Combustível (diesel) mais acessível que os cilindros das empilhadeiras a gás.

CLIQUE PARA CONHECER EXEMPLOS DE EQUIPAMENTOS DESTA CLASSE: STILL RC44 – Linde H20 – Linde H40 – Linde H45 – Linde H70 – Linde H80 

CLASSE VI – REBOCADORES

A última Classe de equipamentos agrupa os chamados Rebocadores – esses equipamentos são indicados para o transporte horizontal de cargas num volume bem maior do que as empilhadeiras ou transpaleteiras. Portanto, são indicados para:

  • Transporte (reboque) horizontal de cargas
  • Abastecimento de linhas de produção
  • Armazéns logísticos
  • Reboque de carretinhas
  • Operação interna e externa (para alguns modelos)  – CLIQUE PARA CONHECER OS REBOCADORES DA STILL 

 

SAIBA MAIS:

Quer saber mais sobre Classes de empilhadeiras ou deseja fazer uma consulta sobre as melhores opções para suas operações, entre AGORA em contato com nosso time de especialistas. É só clicar no botão abaixo.

https://www.jmempilhadeiras.srv.br/site/jm-empilhadeiras-orcamento/