You are currently viewing Empilhadeira nova ou usada: Qual a melhor opção?

Empilhadeira nova ou usada: Qual a melhor opção?

Chegou o momento de a sua empresa comprar (ou renovar) a frota de empilhadeiras. E uma dúvida muito comum que surge neste momento é: será que vale a pena comprar uma empilhadeira nova ou uma usada?

Essa dúvida surge ainda com maior frequência em momentos de inflação e taxa de juros em alta – afinal, muitas empresas precisam utilizar financiamentos para conseguir comprar o seu equipamento.

O problema é que na ânsia por tomar uma decisão rápida, muitos acabam fazendo avaliações equivocadas, como por exemplo, comparando a compra de uma empilhadeira com a compra de um veículo – e é daí que surgem frases do tipo: “Se ao comprar um carro zero vou ter muita desvalorização, então da mesma forma é mais vantajoso comprar uma empilhadeira usada pra não ter essa desvalorização”.

Acontece que quando o assunto é empilhadeira a situação é bem diferente e não tão superficial assim. E por isso vamos ajudar você a tomar a decisão certa com base em 5 argumentos:

 

1. OPERAÇÕES PERSONALIZADAS

A necessidade de fazer com que as operações e processos sejam ágeis, enxutos e eficientes, impulsionou as fabricantes de empilhadeiras a desenvolverem cada vez mais soluções diferentes para se adequarem às demandas e às particularidades de cada operação – tanto que hoje em dia é possível até mesmo customizar a empilhadeira para que ela atenda perfeitamente suas necessidades e traga os resultados desejados.

Este é, portanto, um dos fatores que pesam na hora de optar por uma empilhadeira nova – já que encontrar um equipamento usado que seja ideal para suas operações é uma tarefa difícil. Pois no caso das empilhadeiras novas, você analisa as particularidades das operações, do ambiente onde elas serão realizadas e já poderá traçar o perfil ideal da empilhadeira, incluindo a marca, o modelo e as especificações técnicas, e fazer as adaptações necessárias antes mesmo de retirar o equipamento.

2. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

Outro fator importante na hora de fazer a escolha entre uma empilhadeira nova ou usada é a questão da vida útil dos componentes. Com os avanços tecnológicos acontecendo a uma velocidade sem procedentes, as empilhadeiras também passam por reavaliações e estão sempre vindo com novidades tecnológicas incorporadas – por isso, ao comprar um equipamento novo você estará levando para sua empresa uma tecnologia de ponta, mais moderna e eficiente – trazendo mais desempenho, durabilidade dos componentes e é claro, mais economia.

3. GARANTIA DA EMPILHADEIRA

Para não ter que comprar mais empilhadeiras, muitas empresas trabalham com seus equipamentos no limite extremo para obterem deles o máximo de desempenho. Por isso que optar por uma empilhadeira usada é sempre um grande risco, já que no caso das empilhadeiras novas, além de ter a certeza do estado real do equipamento – e não daquele “vendido” em propagandas, você tem a garantia do fabricante de um equipamento zerado. Na Kion, que fabrica as empilhadeiras Linde e Still, você pode optar ainda por extensões dessas garantias.

4. A CERTEZA (OU INCERTEZA) DA PROCEDÊNCIA

Ao comprar um equipamento usado você acaba tendo que contar e confiar em uma avaliação aparente da empilhadeira e não saberá, com precisão, como foi o real uso do equipamento pelo proprietário (ou proprietários).

Como já dissemos, para economizar custos as empresas “espremem” as empilhadeiras para que elas possam dar o máximo de desempenho com o menor custo – e isso inclui, muitas vezes, ultrapassar os limites e deixar de realizar as manutenções preventivas necessárias. Ou seja, comprar uma empilhadeira usada é, portanto, sempre uma questão de sorte.

Já no caso das empilhadeiras novas você tem a certeza de que o equipamento estará em plenas condições de uso e com todas as garantias e potencialidade de maior vida útil pela frente.

5. FACILIDADE PARA FINANCIAR

Boa parte das empresas busca hoje por condições de pagamento mais flexíveis – e com as empilhadeiras novas você pode encontrar financiamentos que se encaixam dentro das suas condições.

A Kion é um exemplo de fabricante que está atenta a essa necessidade, e além de você conseguir financiamentos via FINAME (BNDES) e Leasing (sistema bancário), a Kion oferece também uma linha própria de crédito para facilitar a compra da sua empilhadeira (clique para saber mais sobre financiamentos).

CONCLUSÃO

A ideia de comprar uma empilhadeira usada pode ser tentadora por conta do preço. Mas como vimos, encontrar um equipamento que atenda perfeitamente as particularidades da sua operação, que seja da marca desejada, que tenha as especificações técnicas ideais, que esteja com o preço adequado, que seja de boa procedência e acima de tudo em bom estado de uso, será uma tarefa um tanto quanto complexa.

Entre em contato e conheça mais benefícios e vantagens de você levar para sua empresa uma empilhadeira nova e faça a melhor escolha para os seus negócios. Nosso time de especialistas está aqui pra ajudar você.

https://www.jmempilhadeiras.srv.br/site/jm-empilhadeiras-orcamento/