Comprar ou alugar uma empilhadeira?

Comprar ou alugar uma empilhadeira?

 

Confira neste artigo 7 vantagens da locação que devem ser levadas em conta na hora de você fazer a sua escolha

A verticalização de estoques deixou de ser uma tendência e se tornou uma realidade necessária a todas as empresas. Afinal, além de ganhar mais espaço, você terá acessos mais fáceis ao estoque e às matérias-primas, aumento na capacidade de estocagem, muito mais agilidade e melhor aproveitamento das equipes – já que haverá uma redução no tempo entre a retirada do estoque ou insumo até o destino final.

Se o processo de verticalização dos estoques cresce a cada dia, a procura por empilhadeiras para operacionalizar esse trabalho também aumenta na mesma proporção.

Mas a verticalização não é o único fator que tem feito o mercado de empilhadeiras crescer no país, mesmo durante esta crise pela qual estamos passando. As empresas estão trocando o trabalho manual de transporte pelo uso de equipamentos para agilizar os processos e diminuir os custos operacionais, a exemplo do que já acontece com as empresas europeias.

E a pergunta que surge neste momento é: comprar ou alugar uma empilhadeira?

NA BALANÇA

Hoje há uma crescente procura por terceirização das frotas de carros e caminhões – e que o mesmo tem acontecido com as empilhadeiras, já que ao colocar na balança os prós e contras da locação o empresário acaba percebendo que esta opção é, na maioria das vezes, muito mais vantajosa, tanto por questões financeiras, como por questões de produtividade. Não é à toa que praticamente metade da frota de empilhadeiras no Brasil é proveniente de locação.

Pensando nisso, separamos neste artigo 7 benefícios da locação:

  1. Você terá um custo fixo mensal determinado: caso a empilhadeira apresente problemas inesperados, a locatária é a responsável por custear essa manutenção. O mesmo não aconteceria se a empilhadeira fosse própria – ou seja, com uma frota própria além de peças para reposição, você também teria que ter à disposição técnicos qualificados, ou então contratar terceiros – que além de ser mais oneroso dependerá de disponibilidade.
  2. Você não estará preso à frota: quando você compra um determinado tipo de equipamento deverá ficar com ele por um bom tempo – já em um contrato de locação, você tem a flexibilidade de efetuar a troca de equipamento caso seja necessário, conforme as demandas das suas operações.
  3. Livre de desvalorização: assim como acontecem com carros e caminhões, ao comprar uma empilhadeira você terá uma defasagem constante no valor – e na hora de trocá-la sentirá o ônus dessa desvalorização. Isso sem contar que ao comprar uma empilhadeira terá que fazer um investimento relativamente alto – sendo que este investimento poderia estar sendo utilizado no seu negócio.
  4. Sem necessidade de estoque: com a locação você não precisará manter um estoque de peças e componentes para reposições imediatas em casos de quebras – pois isso é de responsabilidade da empresa locatária.
  5. Custos de manutenções: a preocupação e as despesas decorrentes das manutenções preventivas, que incluiu tanto os técnicos, como a troca de óleos, filtros, pneus, etc., ficará a cargo da empresa terceirizada.
  6. Core business: os novos e bem sucedidos modelos de gestão têm uma característica em comum – eles são focados em seu “core business”, ou seja, todo o esforço é focado no núcleo do negócio. Uma empresa do setor de alimentos, por exemplo, não precisa investir tempo, esforço e pessoal para serem experts em empilhadeiras. Em vez disso, concentram todos os recursos naquilo que agrega valor real ao núcleo do negócio.

As empresas que atuam com locação de empilhadeiras têm muito mais expertise e condições técnicas de oferecer uma gestão operacional melhor e mais eficiente. Isso vai garantir não apenas um alto rendimento e muito mais produtividade, como também mais economia. Os empresários brasileiros já perceberam isso, e por essa razão as terceirizações estão cada vez mais em alta no país.

  1. Índice de disponibilidade: este é um indicador de grande relevância para suas operações, pois ele revela o percentual de tempo que a máquina realmente esteve disponível para operação. Ou seja, quanto mais paradas e quebras inesperadas, menor será esse índice – e é claro, maior será o seu prejuízo

As empresas que prestam o serviço de locação têm muito mais condições técnicas de manter um alto índice de disponibilidade. Aqui na JM Empilhadeiras, por exemplo, temos mensurado que nossos equipamentos apresentam um índice de 99% – valor que representa um significativo ganho de produtividade e redução de custos. (clique para saber mais sobre índice de disponibilidade)

Essas são apenas algumas vantagens que a sua empresa terá com a locação de empilhadeiras. Mas é claro que há casos e casos, e é preciso sempre um estudo mais detalhado das operações. O importante é que você avalie bem as empresas de locação disponíveis no mercado e opte por aquelas com maior credibilidade.

Acesse AGORA pelo botão abaixo e faça um orçamento sem compromissos

Manutencao preventiva empilhadeiras