Verticalização do estoque: benefícios e dicas

Verticalização do estoque: benefícios e dicas

  • Post author:
  • Post category:Notícias

Se a verticalização de estoque de produtos acabados, matéria-prima e outros insumos era uma iniciativa de grandes empresas, hoje com o aumento na competitividade e a necessidade de tornar os processos mais ágeis e otimizados, essa iniciativa passa a ser uma necessidade para todo e qualquer negócio, seja ele do segmento industrial ou varejista.

VANTAGENS

Dentre os benefícios trazidos pela verticalização, está a melhor gestão do estoque. Estudos indicam que no varejo quase 2% das vendas são afetadas por causa do mau gerenciamento dos estoques – por essa razão que pequenos e médios supermercados, materiais de construção e outros segmentos, estão aderindo forte a esse sistema.

A organização gerada com a verticalização trará redução de perdas e muito mais eficiência e agilidade na administração do estoque. Além disso, com a verticalização você terá:

  • Ganho de espaço
  • Acesso mais fácil ao estoque e às matérias-primas
  • Aumento na capacidade de estocagem
  • Muito mais rapidez e melhor aproveitamento do tempo das equipes (tanto para visualizar o que precisa, como para agilizar o trânsito, já que contará com maior espaço horizontal)
  • Redução do tempo entre a retirada do estoque ou insumo até o destino final

 

QUAL EQUIPAMENTO UTILIZAR?

Ciente da necessidade de se verticalizar estoques, matéria-prima e insumos, é hora de avaliar qual equipamento é mais adequado na operacionalização dos seus processos. Confira as opções de empilhadeiras disponíveis nas dicas que preparamos pra você:

EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS

fmx-empilhadeira-eletrica-still-jmempilhadeiras

As empilhadeiras elétricas são mais versáteis e de fácil operação em corredores mais estreitos, e como hoje já dispomos de equipamento com capacidade de até 8 mil quilos, com centro de carga de 900mm, as empilhadeiras elétricas só ficam atrás dos equipamentos a diesel quando o assunto é capacidade.

As empilhadeiras elétricas tem ainda alto grau de giro no próprio eixo e por serem movidas à bateria são bem mais silenciosas.

Por não emitirem gases poluentes, por serem silenciosas e versáteis, as empilhadeiras elétricas são ideais para operações em lugares fechados, como depósitos, fábricas, câmaras frigoríficas e almoxarifados.

IMPORTANTE: Outro fator que você deve levar em conta é que as legislações sobre emissão de poluentes estão cada vez mais rígidas – na Europa, por exemplo, essas exigências são ainda mais fortes, e por essa razão as empilhadeiras elétricas estão sendo bem mais utilizadas por não emitirem esses gases. E a tendência, portanto, é que as elétricas conquistem espaço cada vez maior nas empresas aqui no Brasil.

 

EMPILHADEIRAS A GÁS (GLP)

empilhadeira-still-rc4425-oferta-empilhadeira

Indicada para atuar tanto em áreas externas como internas (desde que nesse espaço haja ventilação) e com maior capacidade de trabalho em pisos mais irregulares, as empilhadeiras a gás têm geralmente maior potência que as empilhadeiras elétricas – sendo indicadas para indústrias metalúrgicas e transporte de produtos perecíveis já embalados.

Importante lembrar que como em alguns locais existem restrições para os equipamentos a diesel por conta da emissão de poluentes, as empilhadeiras a gás são uma boa alternativa.

IMPORTANTE: O manuseio do cilindro das empilhadeiras a gás requer cuidados e treinamentos específicos para esta finalidade.

EMPILHADEIRAS A DIESEL

As empilhadeiras a diesel possuem maior capacidade de carga se comparadas às GLP’s e às elétricas, além de oferecerem maior autonomia.

E se a operação em sua empresa exigir um equipamento mais robusto e com maior capacidade de carga, ainda mais se o piso for irregular, então talvez a solução seja uma empilhadeira a diesel.

Além disso, o combustível (diesel) é mais acessível que os cilindros das empilhadeiras a gás.

Assim, as empilhadeiras a diesel são indicadas e se sobressaem sobre as outras quando forem utilizadas em operações brutas, em ambientes externos ou com bastante ventilação – já que é a empilhadeira que mais emite gases poluentes.

FIQUE DE OLHO: É importante lembrar que é preciso observar, antes da aquisição, se há algum tipo de restrição legal para essas empilhadeiras nas operações da sua empresa.

 

NÓS AJUDAMOS VOCÊ!

Se você está em processo de verticalização de matéria-prima, estoque ou outros insumos entre em contato conosco. Nossa equipe ajudará você a escolher a melhor opção de equipamento para os seus processos, além de apresentar as formas de financiamento. 

 

Manutencao preventiva empilhadeiras

 

Este post tem um comentário

Comentários encerrados.