indice-de-disponibilidade-da-empilhadeira-equipamento-jmempilhadeiras

Índice de Disponibilidade Empilhadeira

O nome pode não ser comum na sua empresa, mas com certeza você já utiliza mesmo com denominações diferentes os chamados KPIs, sigla inglês para o termo “Indicadores-Chave de Desempenho”.
Como o próprio nome sugere, são os principais indicadores para avaliar se os processos na sua empresa estão dentro daquilo que foi planejado e é esperado. Esses indicadores são fundamentais para medir o grau de eficiência da produção e dos negócios em geral, afinal, “o que não é medido não pode ser gerenciado”.

INDICADORES PARA EMPILHADEIRAS

As operações com empilhadeiras também precisam de indicadores – pois basta o equipamento ficar parado algumas horas a mais daquilo que era previsto para que a sua empresa já sinta o baque nos resultados.
Dentre os vários indicadores possíveis e necessários para as operações com equipamentos, o principal deles é o “Índice de Disponibilidade da Empilhadeira”.

O QUE É O ÍNDICE DE DISPONIBILIDADE?

indice-de-disponibilidade-da-empilhadeira-equipamento-jm-empilhadeirasÉ um indicador relativamente simples de ser calculado e que tem como finalidade medir o quanto a empilhadeira ficou efetivamente disponível para produção.
Assim, o Índice de Disponibilidade da Empilhadeira é calculado utilizando o tempo total que era planejado para ela estar em operação, e o tempo que ela realmente trabalhou – levando em conta, é claro, as paradas para manutenções corretivas – pois as preventivas, segundo a NR12, não devem contar neste índice.

ID = Tempo produzido / Tempo disponível X 100.

Vamos imaginar a seguinte situação: Você planejou que a sua empilhadeira fosse trabalhar por 1.200 minutos na semana – e durante o trabalho o serviço foi interrompido duas vezes, totalizando 40 minutos de parada.
Assim, sua empilhadeira tem um Índice de Disponibilidade de 96,6%.
É claro que quanto maior esse índice, maior é a possibilidade de atingir metas de produção (movimentação de materiais e produtos), ou seja, a empresa se torna muito mais rentável, eliminando um dos gargalos que normalmente ocorre quando o índice de disponibilidade está baixo.

O QUE FAZER COM ESSES NÚMEROS?

O objetivo dos indicadores é medir os resultados e realizar ações que promovam a melhoria dos processos – trazendo mais eficiência operacional. Afinal, ter os números apenas por ter é seguir adiante com a produção olhando apenas pelo retrovisor – e essa não é uma atitude muito sábia.
No caso do Índice de Disponibilidade, caso esteja aquém das suas expectativas podem estar ocorrendo situações como essas abaixo:

• Plano de manutenção da empilhadeira insatisfatório
• Empilhadeira utilizada não corresponde a sua necessidade
• Quantidade de equipamentos já não é suficiente para suas operações

JM EMPILHADEIRAS: ÍNDICES MAIORES QUE 99%

A JM Empilhadeiras dispõe de equipamentos robustos, capazes de manter os índices de disponibilidade em até 99,5%, em média – isso porque vende e aluga apenas os equipamentos da melhor tecnologia alemã, LINDE e STILL.
Soma-se a isso o fato de a JM Empilhadeiras dispor de uma equipe treinada em fábrica, oferecer Planos de Manutenção baseados em mais de 30 anos de experiência e contar com um amplo estoque de peças para rápidas substituições.

TREINAMENTOS: Caso seja necessário, a JM Empilhadeira também oferece treinamentos operacionais focados na melhor prática no uso específico de cada equipamento, evitando assim condições de quebras por mau uso operacional, dando a oportunidade para extrair o que de melhor possui nos seus equipamentos LINDE e STILL.

 

VEJA TAMBÉM: 

como-abumentar-vida-util-empilhadeira-manutencao-empilhadeira-locacao-jmempilhadeiras

assistencia-tecnica-empilhadeirsa-jmempilhadeiras