SEGURANÇA-EMPILHADEIRAS-DICAS-JMEMPILHADEIRAS-DICAS-EMPILHADEIRAS-JM

Empilhadeiras: dicas de segurança

O Brasil ocupa a 4ª colocação em número de acidentes de trabalho – registrando, por ano, aproximadamente 700 mil casos. Segundo o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o país contabiliza uma morte a cada quatro horas.

É por essa razão que a preocupação com a segurança deve ser uma motivação de quaisquer empreendimentos – principalmente aqueles que envolvem riscos maiores – como as operações que envolvem empilhadeiras.

TECNOLOGIA EM PROL DA SEGURANÇA!

Se as operações com empilhadeiras exigem muito treinamento e cuidados por parte dos operadores e demais envolvidos nesse trabalho, o avanço tecnológico também contribuído para garantir não só mais segurança, como também melhorias na qualidade de vida dos operadores – com equipamentos cada vez mais ergonômicos.

Separamos para vocês algumas das iniciativas da Kion, fabricante das empilhadeiras Linde e Still, na área de segurança. E se a sua empilhadeira ainda não tem algum dos acessórios indicados, entre em contato conosco.

  1. ACESSO RESTRITO: CHAVE ELETRÔNICA

Pensando em liberar a operação somente para pessoas treinadas, capacitadas e autorizadas, há dispositivos que fazem a prévia identificação dos operadores, tais como a Chave eletrônica.

Com o Linde connect: controle de acesso ac, o acesso à frota pode ser controlado. A qualquer momento pode ser determinado quem está dirigindo qual veículo e quando. Um módulo PIN ou RFID é anexado ao veículo para este propósito.

Os dados são transmitidos sem fio através da interface Bluetooth padrão. Alternativamente, os dados também podem ser transferidos via WLAN ou rádio móvel. Com isso:

  • A frota se torna mais segura e transparente.
  • Acesso por pessoa, organização, autorização de condução e veículo ajustável.
  • Velocidade personalizada ajustável para cada driver.
  • Contato consciente de motoristas com veículos.
  • Disponível como solução de retrofit – ou seja, para veículos já em uso.
  • Tanto Linde como Still oferecem a opção de acesso e controle eletrônico, com monitoramento e gestão de operadores.
  1. CONTROLE E MONITORAMENTO DA OPERAÇÃO

Se a chave eletrônica controla a liberação do equipamento, você também pode monitorar e controlar a operação por meio do LSP (Linde Safety Pilot) – em que são realizados monitoramentos de itens que influenciam diretamente na segurança operacional, como por exemplo:

Controle de velocidade em curvas: Através de sensores, o sistema LSP percebe a posição do sistema direcional da empilhadeira – e com isso executa automaticamente a redução de velocidade, minimizando, assim, a possibilidade de tombamento lateral.

Sensor de Carga: Existe também um sistema de sensoriamento de carga no eixo traseiro. Ele consegue “ler” a operação e impedir que se eleve a carga ou incline a torre no sentido da carga, evitando o tombamento frontal. Com este mesmo sistema, é possível mensurar aproximadamente a carga que está sendo elevada.

Sistema para acionamento de aceleração, inclinação e direção: caso o sistema não detecte o segundo sinal (sinal de segurança), ele bloqueia o uso, para evitar que ocorram falhas e a empilhadeira venha a ficar sem controle e cause acidentes.

  1. LUZES DE SEGURANÇA

Temos também vários sistemas de iluminação para que os funcionários que trabalham próximos às empilhadeiras possam visualizar o equipamento e tomar o devido cuidado, evitando atropelamentos – como exemplos citamos a luz estroboscópica, faróis de led, VertiLight, LED Stripes e o Truck Spot.

Mas vamos falar um pouco mais dos três mais requisitados do momento:

blue-spot-jmempilhadeirasBlue Spot: indispensável para a segurança nas operações, o farol anti-colisão Blue Spot atua como um alerta para pedestres e veículos por meio de uma fonte luminosa de led projetada no chão, à frente da direção do percurso do equipamento. Dentre os benefícios, citamos os principais:

  • Protege operadores e pedestres.
  • Pode ser utilizado em conjunto com os dispositivos sonoros ou luzes já existentes.
  • Perfeito em cruzamentos de baixa visibilidade e cruzamentos em corredores transversais.
  • Possui 5 luzes de LED de longa duração, sem necessidade de manutenção.
  • A distância ajustável do feixe de luz azul de acordo com suas necessidades.
  • Pode ser configurado para fornecer um feixe azul constante ou intermitente.
  • Projetado para aplicações em armazéns ou fabricas.
  • É multi-tensão, podendo ser instalado nas empilhadeiras e outros veículos industriais de 9-80 volts.
  • Feixe de luz azul de fácil identificação (inclusive deficientes auditivos).
  • Baixo investimento quando comprado a outros sistemas

Sistema de alerta lateral: Esse sistema age como um aviso para os pedestres em relação à distância segura que podem se aproximar das empilhadeiras. Ele projeta um grande feixe de luz vermelha no piso e permite com o que pedestres possam identificar de forma mais segura como transitar próximos às empilhadeiras para eliminar acidentes.

Rede Zone: O dispositivo de alarme e de segurança desenvolvido para armazéns e áreas de grande circulação de pessoas e veículos, emite forte marcação luminosa na cor vermelha, com o objetivo de advertir e exibir a todos os funcionários a área de distância segura a se manter das empilhadeiras.

  1. RADARES DE CONTROLE

Em alguns casos, onde os ambientes fechados exigem a redução de velocidade de forma automática, também pode ser utilizado um sistema de radar que detecta o teto do local e envia um comando para que a empilhadeira não ultrapasse de uma velocidade pré-determinada.

Também existe a possibilidade de solicitar a redução de velocidade quando se eleva o mastro (torre) após uma determinada altura, também auxiliando o operador a manter o centro de gravidade da empilhadeira dentro dos limites.

E em todas as empilhadeiras Linde e nas elétricas da Still, é possível ajustar níveis de velocidade, rampas de aceleração e de frenagem, para que se tornem seguras operacionalmente, sem a interferência do operador, através de software de manutenção da rede autorizada Kion.

 Ficou com dúvidas ou quer adaptar as suas empilhadeiras para torná-las mais seguras? Clique  AQUI e entre em contato AGORA .

 

VEJA TAMBÉM

jm-empilhadeiras-nr11-seguranca-jmempilhadeiras-linde-still