jm-empilhadeiras-nr11-seguranca-jmempilhadeiras-linde-still

NR11- por dentro da Norma

Você que atua com operações de cargas, seja na função de coordenação, de apoio ou de operação de empilhadeiras, já deve conhecer a NR11– Norma que regulamenta o serviço de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

É claro que ao falar das NRs muita gente pode torcer o nariz. Mas a questão é que essas normas foram criadas justamente para proteger e padronizar serviços – principalmente aqueles que envolvem riscos reais, como as operações com empilhadeiras.

Por isso, separamos alguns pontos importantes da NR11 pra você rever:

POR DENTRO DA NORMA

A NR11, como já descrevemos, trata basicamente da segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras (incluindo, neste caso, as empilhadeiras).

OPERADORES

Ela estabelecer que os operadores devem receber treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função. Eles deverão ser habilitados e só poderão dirigir se, durante o horário de trabalho, portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível.

NOTA – além do treinamento, independente da obrigatoriedade da norma, é sempre importante a empresa dispor de um calendário anual de reciclagens.

EQUIPAMENTOS

Sobre os equipamentos, a norma determina que, além de constar em lugar visível a carga máxima de trabalho permitida, deve possuir sinal de advertência sonora (buzina).

NOTA – Apesar de não ser uma exigência, as empresas estão implantando em suas empilhadeiras, além do sinal sonoro, sinais luminosos como o Blue Spot e o Red Zone (clique aqui para saber mais).

LOCAIS DA OPERAÇÃO

A respeito dos locais onde são realizadas as operações, a NR11 determina que em ambientes fechados ou pouco ventilados, a emissão de gases tóxicos, por máquinas transportadoras, deverá ser controlada para evitar concentrações acima dos limites permissíveis.

Se forem locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados.

NOTA – na Europa, as empilhadeiras elétricas já são as preferidas pelas empresas. Aqui no Brasil, o mercado segue a mesma tendência e o uso de empilhadeiras elétricas vem crescendo vertiginosamente.

LOCAL DE ARMAZENAMENTO

A norma também trata de alguns aspectos relacionados ao armazenamento. O material armazenado deverá ser disposto de forma a evitar a obstrução de portas, equipamentos contra incêndio, saídas de emergências, etc.

Além do risco em caso de incêndios, uma possível fiscalização prevê a autuação pelo não cumprimento desse item.

Ainda sobre o armazenamento, a NR11 estabelece que o material empilhado deverá ficar afastado das estruturas laterais do prédio a uma distância de pelo menos 50 centímetros.

 

Baixe a NR11 e compartilhe essas informações com suas equipes.

Se tiver dúvidas, entre em contato com nossa equipe técnica.