Aos 64 anos (45 deles dedicados à mecânica), Laércio Firmino Dias está entre os funcionários mais experientes da JM Empilhadeiras e é o destaque do informativo deste mês.
Vida dedicada à mecânica
Laércio nasceu e mora até hoje na cidade de Lençóis Paulista. Sua história com a mecânica começou aos 18 anos, quando saiu do serviço na lavoura para iniciar as atividades de auxiliar de mecânico em uma oficina que atendia somente veículos da Volks, em Lençóis.
Sempre curioso e disposto a aprender, desenvolveu rápido suas habilidades e depois de dois anos atuou como mecânico em uma cooperativa e em 1976 foi chamado para trabalhar na Zilor (naquele tempo se chamava Usina Zilo Lorenzetti).
Laércio lembra que aprendeu muito na Usina e que fazia manutenções em todo tipo de veículos – inclusive, foi nesta época que teve suas primeiras experiências com a manutenção de empilhadeiras.
Em 1993, depois de 17 anos de Usina, recebeu o convite para atuar como mecânico em uma oficina bem conceituada de Lençóis Paulista – onde permaneceu como técnico por mais de uma década.
“Professor Laércio”
Se as escolas e universidades dão o conhecimento teórico, a dedicação e a vida oferecem a experiência prática para o trabalho. E foi por conta dessa experiência que, no ano de 2001, Laércio foi chamado para trabalhar no Centro de Assistência Técnica da JM, em Lençóis Paulista, onde está até hoje.
Com tantos anos de experiência na profissão, o técnico Laércio é um exemplo de humildade ao falar da sua carreira: “Sempre gostei de aprender. Aprendi com os mais velhos e aprendo também com a moçada nova que já vem com um conhecimento maior de tecnologia. Esse é o maior desafio pra gente que é mais antigo na profissão, se manter atualizado com as novas tecnologias”, afirma.
Com duas filhas e seis netos, Laércio ainda não tem planos de pendurar as chuteiras e continua firme, como ele mesmo diz, aprendendo e passando o que sabe para quem precisa. Afinal, são 45 anos de bagagem e conhecimento para serem compartilhados.