Saiba aqui como escolher a empilhadeira certa

Como escolher a empilhadeira certa

Escolher a empilhadeira ideal para operar em sua empresa é fator determinante para o sucesso das suas operações. E como são muitos os fatores que influenciam nessa escolha, e como há uma grande variedade de empilhadeiras disponíveis no mercado, chegar ao equipamento ideal não é uma tarefa fácil.

Afinal, várias perguntas precisam ser respondidas antes de você tomar a  decisão.

Se você precisa adquirir o primeiro equipamento, trocar o atual ou aumentar a quantidade de empilhadeiras em suas operações, precisa responder a uma série de perguntas antes de tomar as decisões. Nós listamos as principais delas pra você:

COMO ESCOLHER A EMPILHADEIRA CERTA

 

QUANTO AO LOCAL

  • Qual a altura máxima do local onde será feita a operação?
  • Quais as medidas dos portões e portas de acesso?
  • Como é o piso onde o equipamento irá trabalhar?
  • Qual o peso e as dimensões médias da carga transportada?
  • Como é o ambiente onde serão realizadas as operações, abertos ou fechados?
  • Há regulamentação em sua área sobre emissão de poluentes?
  • Qual será o regime de trabalho do equipamento?
  • Qual é a largura dos corredores
  • Qual a altura média de elevação pretendida?

 QUANTO AO EQUIPAMENTO

  • Autonomia
  • Capacidade de carga
  • Capacidade de elevação
  • Custo de manutenção
  • Tipo ideal de combustível
  • Consumo médio
  • Capacidade residual
  • Durabilidade
  • Disponibilidade de peças
  • E o mais importante: o custo/benefício

 

Confira os tipos básicos de empilhadeiras disponíveis e suas principais características.

Mas lembre-se: antes de tomar uma decisão consulte um especialista no assunto para que todos os detalhes sejam avaliados e você faça o melhor negócio para sua empresa.

 

EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS

fm-x-se

Versáteis, de fácil operação em locais estreitos e com alto grau de giro no próprio eixo, as empilhadeiras elétricas se destacam por serem silenciosas e não emitirem gases poluentes. São indicadas para lugares fechados, como depósitos, fábricas, câmaras frigoríficas e almoxarifados.

Graças à versatilidade para operar em corredores estreitos e por não emitirem gases tóxicos, são muito empregadas em supermercados e indústrias alimentícias/perecíveis – já que há restrições nesses ambientes para as empilhadeiras à combustão.

 

PALETEIRAS

paleteira still Como o próprio nome diz, esses equipamentos dependem da movimentação e da força do operador para realizar o trabalho. Hoje as paleteiras possuem rolamentos e sistemas de roldanas que não sobrecarregam o serviço do operador.

São utilizadas apenas para transporte horizontal de carga (por operarem somente ao nível do solo), e têm como principal benefício o baixo custo (comparado ao preço de uma empilhadeira).

São eficientes no trabalho de movimentação de pallets em pequenos e médios estoques, e que não exijam movimentação vertical da carga.

 

EMPILHADEIRAS COMBUSTÃO A GÁS

RC 44-25 3Em termos de emissão de poluentes, as empilhadeiras a gás (GLP) ficam entre as elétricas e as movidas a diesel, sendo indicadas, portanto, para atuar em lugares cobertos ou fechados, mas que possuem ventilação. São mais ruidosas e não são tão versáteis quanto às elétricas.

Porém, quando se trata de capacidade de carga, as empilhadeiras à combustão, neste caso a gás, se sobressaem bastante sobre as empilhadeiras elétricas.

É muito utilizada na indústria alimentícia e produtos perecíveis, já que existem restrições para os equipamentos a diesel.

 

EMPILHADEIRAS COMBUSTÃO A DIESEL

h-70-386Mais robustas, com mais autonomia e melhor desempenho em pisos irregulares e rampas, as empilhadeiras a diesel têm maior capacidade de carga – tanto comparada às elétricas como comparadas às empilhadeiras a gás.

Além disso, têm ainda a vantagem de o combustível ser mais acessível que os cilindros utilizados nos equipamentos a gás.

 

Mas você deve ter atenção quanto ao local onde será utilizada essa empilhadeira. Por emitirem mais poluentes e serem mais ruidosas, são indicadas para operações mais brutas, em ambientes externos ou com bastante ventilação – e há restrições, como descrito anteriormente, para setores alimentícios/perecíveis.

 

Como se pode notar, o trabalho para escolha da empilhadeira certo para a sua operação é bem complexo. Daí a importância de contar com uma empresa especializada para auxiliar nessa análise. 

10 MOTIVOS PARA ESCOLHER A JM EMPILHADEIRAS

  1. Mais de 25 anos de experiência de mercado
  2. Parceria com as principais empresas e grupos do Brasil
  3. Representante oficial do Kion Group, fabricantes das empilhadeiras com o melhor custo/benefício do mercado: Linde e Still
  4. Centros de Assistência Técnica para atendimentos ágeis e eficientes
  5. Serviço de pós-venda premiado e reconhecido nacionalmente
  6. Atuação em mais de 10 estados do país
  7. Estoque amplo e variado de peças para reposições rápidas
  8. Equipe de técnica altamente capacitada e em constante qualificação
  9. Índice de Disponibilidade dos equipamentos de 99%
  10. Pesquisa de satisfação da assistência técnica com 97% de aprovação.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *